-
Arquitetos: Empty Space Architecture
- Área: 160 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Attilio Fiumarella
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto proposto baseia-se assim na remodelação de uma casa existente constituída por dois pisos acima da cota de soleira e de um piso abaixo da cota de soleira.
A proposta consiste essencialmente na reorganização do programa interior através da ampliação do piso -1 para maior aproveitamento da relação da habitação com o jardim e reestruturação do existente, alterando o mínimo possível a volumetria visível do exterior da casa. Com esta operação pretende-se garantir a imagem da casa existente, substituindo unicamente materiais degradados (como é o caso das caixilharias, rebocos, parte do telhado e afins).
No piso 0, dispõem-se as áreas mais públicas da casa: zona de entrada com acesso ao piso superior e ao piso inferior e uma sala. No piso 1 localiza-se a suite, com uma área de vestir e uma instalação sanitária. No piso abaixo da cota de soleira é onde se desenvolvem os espaços comuns da habitação a sala de estar e jantar, a cozinha, dois quartos e uma instalação sanitária.
Como se pretende que os espaços propostos no piso inferior tirem maior partido do jardim, esta operação de requalificação não ficou só pela casa mas estendeu-se a todo o lote, que se prendeu com arranjos exteriores de zonas verdes e uma reorganização de circulação e vivência no lote, através da volumetria do piso -1, onde se consegue uma zona exterior dedicada à zona de estar da casa, e ao mesmo tempo atribuir aos quartos uma zona exterior privativa e independente da zona mais publica da casa garantindo a privacidade destes espaços.